Pixel Trade é um projecto criado pelo fotógrafo Shantanu Starick que consiste em trocar os seus serviços como fotógrafo por necessidades básicas como alojamento e comida. O objectivo final de Shantanu é percorrer os 7 continentes sem gastar um único cêntimo.

Shantanu é Australiano, os seus pais são alemães, têm um estilo de vida Hippie, e procuraram passar os verdadeiros valores da vida para o seu filho – Faz o que amas e tudo o resto evoluirá à volta disso. Tudo isto são ingredientes perfeitos e um bom caminho para se viver uma vida feliz.

E foi com estes valores em mente que Shantanu viveu e eventualmente encontrou aquilo que realmente ama fazer – Fotografia. Mas apesar da sua ideia nunca ter sido ganhar dinheiro com isso, apenas o fazia porque realmente gostava, naturalmente o dinheiro começou a entrar na sua vida através do seu trabalho como fotógrafo.

Como nunca foi esse o objectivo dele, e graças aos valores que os pais lhe passaram, ele começou a achar que o dinheiro criava demasiadas barreiras entre as pessoas, entre o freelancer e o cliente, prejudicando assim o trabalho final. Se não houver dinheiro envolvido qual será o factor de stress nesta relação? Nenhum. Eliminando esta barreira não haveria nada que impedisse as pessoas de o “contratar” para trabalhos em fotografia, e foi a partir deste pensamento que nasceu o projecto Pixel Trade onde não existe sequer a palavra dinheiro, tudo é feito com troca de trabalho por necessidades básicas.

Acho este projecto muito interessante, não só estou de acordo em que o dinheiro só cria barreiras e conflitos entre as pessoas como acho que se no mundo ele não existisse seriamos todos bem mais felizes e daríamos mais importância às pessoas que nos rodeiam e ao que cada um tem para oferecer como ser humano. Shantanu está a conseguir provar que é possível fazê-lo e que é possível fazer aquilo que amamos e ainda assim viajar pelo mundo sem usar uma única moeda, eliminando fronteiras e aproximando as pessoas apenas com aquilo que ele de melhor sabe fazer sem esperar nada de monetário em troca, criando assim, não uma carteira de clientes, mas sim amizades.

Shantanu em 37 meses já conseguiu viajar até 6 dos 7 continentes, já fez 207 trocas e tudo isto sem gastar um único cêntimo.

Partilhem connosco histórias/pessoas inspiradoras que conheçam, basta deixarem nos comentários em baixo ;)

Author

Fotógrafa e Criadora de conteúdo.

Deixa um comentário