Bem, já faz um tempinho que não fazíamos por aqui um projecto DIY, mas recebemos um presente aqui em casa e achamos que era a desculpa perfeita para voltar com este tipo de artigos [já estava com algumas saudades confesso], e por isso vamos fazer um painel decorativo.
Desde sempre que sonhávamos em ter um mapa-mundo em casa, e quando recebemos da Tenstickers um adesivo com esta estampa ficamos a pular de alegria, como estamos sempre a mudar de lugar em lugar não queríamos usá-lo na parede para depois o perder e por isso decidimos fazer com ele um painel decorativo que também pode funcionar como fundo de vídeos ou cenário para fotos [aliás esta é uma óptima ideia para quem tem um blog ou um canal de youtube, usar adesivos que gostem e fazer vários cenários diferentes].
[Também podes gostar de ver | DIY – Painel de Fotos]
Vais precisar de:
- Um adesivo do formato/tamanho que preferires [podes clicar aqui se quiseres um como o nosso, que é maravilhoso, modéstia à parte =D]
- Um painel de platex um pouco maior do que o adesivo
- Fita métrica
- Lápis
- Espátula
Como podes ver pela foto, usamos coisas diferentes do que aquilo que achamos que íamos usar. O X-acto não foi necessário e precisamos de uma fita métrica e de um lápis para fazer algumas marcações. Como não tínhamos uma espátula usamos a régua que fez quase a mesma coisa.
No nosso caso utilizamos um painel de cartão com uma espessura de três milímetros porque não encontramos mais nada aqui por Lisboa do tamanho que queríamos, mas o platex é bem mais resistente e acredito que mais adequado para este tipo de trabalho.
Começamos por limpar bem o cartão e achar o centro do painel e fazer as marcações das margens do adesivo para ficar centrado. Depois começamos por um dos lados a colar aos poucos o adesivo, e do centro para as pontas. E aos poucos fomos colando e retirando o papel que estava a proteger o adesivo.
Atenção para à medida que fores descolando o papel protector ires com a espátula colando bem o adesivo no platex, sempre do centro para as pontas para não criar bolhas. E depois é só ter paciência e calma, pode parecer que não consegues e é muito difícil, mas acredita que tudo se vai resolver. =D
Depois tira o papel protector que está por cima e está pronto. Para finalizar o painel também podes colocar umas ripas de moldura à volta para fazer um quadro, no nosso caso não fizemos mas talvez no futuro seja uma boa ideia para proteger mais o adesivo.
Espero que tenhas gostado desta dica, e como agora vamos estar sempre a mudar de casa vamos mostrar por aqui mais algumas dicas bem simples, práticas e baratas para deixar os lugares por onde passamos um pouco mais com a nossa cara. Se tiveres alguma ideia deixa aqui nos comentários, que nós vamos adorar ter ideias novas! =D
PS – é boa ideia ter uma pessoa para te ajudar. =)