Agora que as férias acabaram e está tudo de volta às aulas e à rotina, trago uma receita que pode ajudar muitos pais no seu trabalho diário, umas bolachinhas caseiras.
Muitas das vezes os lanches nas escolas não são os mais saudáveis, e aquelas bolachas e snacks que compramos muito menos, e porque não fazermos em casa as nossas próprias bolachas? Não é nada difícil e se pedir a ajuda dos seus filhos, tenho a certeza que eles vão adorar, e pelo menos sabemos aquilo que estamos a comer, certo?
Ingredientes:
- 1 chávena de farinha de trigo
- 1 chávena de farinha de trigo integral
- ¾ de chávena de açúcar amarelo
- ¾ de chávena de creme vegetal para barrar
- ¼ de chávena de água morna
Preparação:
Primeiro junte as duas farinhas e reserve. Numa taça coloque o açúcar e o creme vegetal e bata bem com uma batedeira até ficar homogêneo, junte a água e mexa mais um pouco. Nesta fase parece que não vai dar muito certo, mas acredite um bocadinho e continue.
Aos poucos vá juntando a mistura das farinhas. Deixe repousar no frigorífico pelo menos uma hora. E depois é só juntar os ingredientes que quiser ou se preferir pode deixá-las simples. No meu caso dividi a massa e num lado juntei canela e raspa de limão e no outro, flocos de aveia e raspa de chocolate de culinária.
Agora é só forrar um tabuleiro com papel vegetal, fazer bolinhas com a massa, achatá-las na forma que preferir e levar ao forno pré-aquecido nos 200º até ficarem douradas.
Notas:
– Se as bolachas estiverem ainda moles mesmo que já estejam douradas, não estranhe, já estão prontas. Quando arrefecerem ficaram mais estaladiças.
– Deixe arrefecer um pouco as bolachas antes de as retirar do tabuleiro.
– Deixe arrefecer as bolachas totalmente e só depois as pode guardar num recipiente.