Hoje em dia existe cada vez mais uma preocupação por escolhas mais sustentáveis em várias áreas da nossa vida, já temos abordado por aqui algumas delas, mas como este é um tema que nos diz bastante e achamos cada vez mais urgente falar sobre ele, vamos começar a trazer este tema de forma mais regular. E um dos aspectos mais importantes, principalmente quando viajamos, é a mobilidade.

Sabias que um quarto dos gases de efeito de estufa da Europa são dos transportes e que os carros são responsáveis por 60% das emissões desses mesmos gases? Nós também não e ficámos chocados com estes dados.

E quando falamos em mobilidade mais sustentável não podemos deixar de falar nos carros eléctricos. Sabemos que existe alguma reticência relativamente a este tema, principalmente por causa da questão do lítio e do descarte das baterias no fim de vida, mas parece que existe um consenso na comunidade científica, que realmente os carros eléctricos são uma opção mais sustentável do que os carros a combustão.

Redução da emissão dos gases de efeito de estufa para a atmosfera 

Uma das principais vantagens no que diz respeito aos carros eléctricos é a redução dos gases emitidos em todo o seu ciclo de vida. Durante a sua utilização sabemos que um carro a combustão polui bastante, enviando dióxido de carbono e muitos outros gases poluentes para a atmosfera, enquanto um carro eléctrico produz zero emissões.

E apesar dos gases de efeito de estufa serem semelhantes na produção dos dois carros, afinal de contas, todos têm bancos, chassis, rodas e por isso a produção acaba por não ter muita diferença, mas depois quando falamos na produção dos combustíveis, voltamos a ter uma diferença significativa, já que num carro a combustão necessitamos de muitos mais recursos para produzir combustíveis fósseis, do que os carros elétricos para produzir eletricidade, principalmente se essa eletricidade for produzida através de energias renováveis, como a solar e eólica.

Redução da dependência dos combustíveis fósseis 

O que nos leva ao próximo ponto, com um carro tradicional estamos muito dependentes dos combustíveis fósseis, que tem consequências não só ambientais mas também sociais e por isso o aumento dos carros elétricos tem um papel muito importante também neste sentido. Mesmo com toda a questão da extração do lítio, que não é ideal, com a eletrificação dos transportes conseguimos equilibrar e reduzir estas diferenças sociais e ganhar um futuro mais promissor.

Autonomia das baterias

Hoje em dia a desvantagem que existia neste sentido, onde os carros elétricos não tinham muita autonomia e havia um medo de não conseguir chegar ao destino, também está a desaparecer, porque cada vez temos carros com mais autonomia, que carregam muito rápido, como é o exemplo deste carro da smart, que ganhou em 2023 o prémio de melhor carro abaixo dos 50.000€ da Golden Steering Wheel e que carrega em menos de trinta minutos; e também temos uma rede de carregamentos cada vez maior, que torna mesmo as viagens maiores mais confortáveis e mais tranquilas.

Reciclagem das baterias de lítio

Uma das grandes desvantagens dos carros elétricos é a utilização de lítio nas baterias, uma vez que é um minério e por isso é finito, e é uma das maiores preocupações em relação a este tema. Mas como falei anteriormente é cada vez mais urgente reduzirmos a nossa dependência dos combustíveis fósseis, e neste momento esta é a forma mais barata e mais fácil de o fazer.

E com isto temos também a questão da reciclagem destas baterias, pois se forem simplesmente descartadas acabam por ser muito prejudiciais para o meio ambiente, porque neste momento fica muito caro a sua reciclagem, uma vez que ainda não temos uma escala muito grande, mas à medida que vão existindo mais baterias, o valor da sua reciclagem também vai diminuindo.

Também já existem alguns projetos bastante interessantes que aproveitam as baterias que já não servem nos carros, para iluminar casas, estádios e até teatros.

Conclusão

Mas não podíamos falar em mobilidade sustentável sem mencionar um ponto que também achamos muito importante, principalmente numa visão mais urbana, que é a priorização dos transportes que são considerados pela União Europeia como os mais sustentáveis, andar a pé ou de bicicleta sempre que possível para reduzirmos ainda mais a nossa pegada e percorrermos um caminho para um futuro mais ecológico.

Este é um tema que não é simples, mas realmente não há duvidas que os carros elétricos são mais sustentáveis que os carros a combustíveis fósseis e torna-se cada vez mais urgente uma mudança neste sentido. Qual é a tua opinião em relação a este assunto? Deixa-nos aqui nos comentários os teus pontos de vista.

*este é um artigo patrocinado

Author

O Meio Cheio surgiu em 2014 de uma inquietação interior e de uma vontade de explorar várias paixões, como a escrita, a fotografia, a decoração, a gastronomia e claro as viagens.

Deixa um comentário