Comprámos a nossa primeira autocaravana lá em 2017 e desde então temos viajado por essas estradas fora, na altura não existiam muitas pessoas a fazer o mesmo e tivemos que ir aprendendo com os nossos próprios erros. Mas depois de vários anos de experiência, queremos partilhar contigo algumas coisas que precisas de saber antes de te iniciares no autocaravanismo para tornar as tuas viagens mais agradáveis e sem tantos percalços.
(Clica aqui para veres o vídeo relacionado a este artigo)
1- Precisas de ter atenção às dimensões
É bastante importante ter atenção às dimensões da tua autocaravana, não só em comprimento e largura mas principalmente em altura. Existem alguns pontos mortos, como a parte em cima da cabine de condução, que precisas de ter muita atenção, caso contrário podes ter um desgosto e ficar com um pedaço a menos de autocaravana. Tem atenção principalmente aos ramos das árvores, aos toldos dos supermercados, barras de estacionamento, túneis ou pontes.
Uma dica que pode ajudar, principalmente no início, é ter as dimensões escritas num papel sempre à vista, assim fica mais fácil para te lembrares.
Outra coisa que precisas de saber é que nas auto-estradas as autocaravanas pagam classe 2, o que torna o orçamento mais elevado se quiseres fazer viagens mais rápidas.
2- As limitações que tens numa autocaravana
É preciso ter atenção aos gastos de água e eletricidade. Em relação à água, depende um pouco dos depósitos da tua autocaravana, uns têm mais, outros menos capacidade, mas no geral, não podes utilizar água indiscriminadamente. Os banhos precisam ser mais curtos e precisas desligar a água entre cada utilização. Tem atenção que o boiler também tem um limite para a água quente, por isso se não queres tomar banho de água fria precisas de ser rápido.
Em relação à eletricidade, se não tiveres painéis solares vais ter que estar sempre ligado a algum lado, sejam parques de campismo ou estações de serviço, mas mesmo com painéis solares, vais ter que gerir bem a sua utilização, pois se estiverem dias mais nublados não vais conseguir gerar tanta energia, e caso não tenhas muita capacidade de armazenamento não podes carregar tudo ao mesmo tempo e precisas de gerir bem a utilização de cada eletrónico.
3- A arrumação também é limitada
Assim como a água e eletricidade, também o espaço é limitado, por isso, é preciso escolher bem aquilo que levas em viagem. Se fores morar para uma autocaravana, então precisas de diminuir a quantidade de coisas que tens.
Também os frigoríficos são normalmente mais pequenos do que numa casa, e não consegues armazenar tanta comida, por isso vais ter que ir ao supermercado com mais regularidade.
4- Pouca privacidade e espaço de convivência
Como tem pouco espaço de armazenamento, também tem pouco espaço de convivência e precisas de fazer uma gestão desse espaço, quase como uma dança. Apenas uma pessoa pode estar a cozinhar ao fogão, ou a lavar os dentes na casa-de-banho.
E por isso é um tipo de viagem muito intenso, vais estar com as mesmas pessoas 24 horas por dia num espaço muito pequeno, caso haja alguém que fique chateado, o melhor é mesmo conversar e resolver o assunto o mais rápido possível.
5- Uma intimidade diferente com as tuas necessidades
Se em casa nem pensas duas vezes, apenas puxas o autoclismo e está resolvido, numa autocaravana vais ter que lidar com as tuas necessidades de uma forma muito mais íntima, pois vais ter que despejar a cassete entre cada três ou quatro dias. Também quando vais à casa-de-banho vais ter a questão da privacidade, como é um espaço muito pequeno, ouve-se tudo, e precisas de ter um nível de intimidade maior com as pessoas com quem viajas.
6- A liberdade de viajar numa autocaravana
Apesar de termos bastante liberdade nesta forma de viagem, pois temos a nossa casa às costas e podemos dormir num lugar diferente todos os dias, e muitas vezes com vistas incríveis. Cada vez mais essa liberdade é condicionada, pois cada vez há mais proibições, principalmente na costa e nas praias na época alta. Precisas ter muita atenção para não levares nenhuma multa. Apesar disso, também já muitos municípios arranjaram soluções para as autocaravanas poderem visitar, onde têm parques próprios e até alguns serviços.
7- Os planos de viagem
Nem sempre os planos saem como queremos, é preciso ter alguma resiliência e flexibilidade. Pode acontecer de quereres visitar um lugar e não tens lugar para estacionar a autocaravana, ou queres dormir numa ASA, mas nesse dia existe uma feira a acontecer ou não estás a gerir bem a água e tens que fazer uma visita inesperada a um ponto de água que fica mais longe do que aquilo que previas. Vão existir alguns imprevistos ao longo das tuas viagens e o melhor a fazer é mesmo respirar fundo, e partir para o segundo plano.
8- É preciso ter alguma paciência e relativizar as situações
Muito por causa do ponto anterior, é preciso não levares a peito algumas situações que acontecem, não descarregar nas outras pessoas e ter uma boa comunicação entre todos os que estão a viajar. Vão haver momentos um pouco mais chatos e desafiadores, mas com alguma paciência tudo se faz.
Bónus- Não precisas de comprar todos os acessórios no primeiro dia
Por vezes outros autocaravanistas recomendam vários acessórios imprescindíveis para viajar na autocaravana, mas pode acontecer que para ti, para o teu estilo de viagem esses acessórios não vão ser necessários. Experimenta primeiro viajar por uns tempos, percebe o que realmente precisas ou não, e só então compra aquilo que te estiver a fazer falta.
Se estás a começar neste mundo do autocaravanismo esperamos que estas dicas sejam úteis e que tornem as tuas viagens um pouco mais fáceis e divertidas, porque no final das contas o que importa é que explores lugares novos, conheças realidades diferentes e principalmente te divirtas e realizes os teus sonhos.
Este artigo está associado a um vídeo que já publicámos no nosso canal de Youtube, por isso se queres ver cada ponto em mais detalhe, basta clicar no vídeo que deixamos mais abaixo.
E se tiveres alguma dúvida deixa aqui nos comentários ou envia uma mensagem para as nossas redes sociais que iremos ajudar o melhor que conseguirmos.