Esta receita teve como base uma receita normal de panquecas que descobri algures num site cujo nome já não me lembro, porque era daquelas coisas que queria muito experimentar fazer.
E entretanto com o tempo, fui fazendo umas alterações aqui, outras ali, e fui ‘roubando’ a receita para mim. Agora a receita já tem muito pouco ou quase nada da receita original. O que me deixa muito orgulhosa de mim mesmo porque considero esta receita a minha primeira ‘receita de autor’ (o que quer que isso signifique, eheheh).
Ingredientes:
- 350 g de farinha (faço uma mistura de farinha de trigo, farinha de trigo integral e farinha de aveia)
- 3 colheres de chá de fermento em pó
- 1 colher de sopa de açúcar amarelo
- 1 pitada de sal
- 3 colheres de sopa de creme vegetal derretido
- 1 colher de sopa de farinha de linhaça dissolvida em água
- 350 ml de leite ou leite vegetal
Preparação:
Inicialmente dissolva a farinha de linhaça na água e deixe repousar. Junte todos os ingredientes secos numa taça. De seguida, junte o creme vegetal derretido aos secos e a ‘pasta’ de linhaça. Mexa e aos poucos comece a juntar o leite, pode ser necessário adicionar mais leite para obter a consistência desejada. Misture tudo até formar uma massa homogénea.
Deixe repousar a massa por 15 minutos.
Numa frigideira coloque um pouco de creme vegetal e é só cozinhar as panquecas, coloque cerca de uma concha de massa e deixe cerca de um minuto de cada lado em lume médio baixo.
Esta receita é óptima para o pequeno-almoço ou até para aqueles dias preguiçosos que só apetece ficar em casa no quentinho a ver um filme.
Notas:
– Normalmente coloco a mesma quantidade das três farinhas, e para a farinha de aveia apenas trituro os flocos de aveia que se encontra em todo o lado.
– Para a farinha de linhaça faço o mesmo, trituro sementes de linhaça e para a ‘pasta’ costumo colocar a mesma quantidade de farinha e de água.
– Apenas experimentei com leite de vaca magro, mas quero muito experimentar com leite vegetal, mas como queria experimentar com um leite caseiro e a preguiça fala mais alto ainda não aconteceu =/
– Esta receita é óptima para acompanhar com fruta, compotas ou queijo.
4 Comentários
E que aspecto delicioso! Comi tão bem agora umas ao lanche :)
Obrigada Margarida! =) Eheheheh *
Parecem deliciosas! Esta receita vai para o meu livrinho! :)
Ohhh. Já fizeste o meu dia Ana! ^.^