Depois de partilharmos 8 coisas que precisas de saber antes de te iniciares no autocaravanismo, hoje queremos partilhar 7 erros que as pessoas fazem ao comprar uma autocaravana.

A ideia desta série de artigos é ajudar as pessoas que estão agora a entrar neste mundo, sabemos que no início é muita informação, mas depois de algum tempo tudo fica mais fácil.

(Se preferires podes ver esta informação em vídeo, clicando aqui)

1 – Preocuparem-se com a idade da autocaravana

É uma pergunta que nos fazem bastante, se não nos arrependemos de comprar autocaravanas mais antigas. E a verdade é que não é por comprarem uma autocaravana mais recente que ela vai estar em melhor estado.

O estado dela vai depender de vários fatores como, quantos donos ela teve, qual foi a estima que eles tiveram por ela ou mesmo a marca de construção da parte de trás da autocaravana, do habitáculo.

Claro que uma autocaravana mais recente vai ter outras coisas que uma mais antiga não tem, como por exemplo ar condicionado, que para muitas pessoas é imprescindível, ou até direção assistida, que no caso de autocaravanas mesmo muito antiga não vão ter.

Outro fator a ter em conta é o orçamento de cada um, se tiverem um orçamento maior, uma autocaravana mais recente é uma boa escolha, mas para quem tem um orçamento menor, uma autocaravana mais antiga também pode ser uma boa opção.

Aqui o mais importante é mesmo ter atenção ao estado geral da autocaravana e não tanto à sua idade.

2 – Nunca experimentaram uma autocaravana antes

Este erro é bastante comum e mesmo nós o cometemos. Quando comprámos a nossa primeira autocaravana nunca tínhamos feito autocaravanismo e nem nunca tínhamos entrado numa autocaravana antes.

Uma vez que é um estilo de viagem muito diferente, num espaço muito pequeno, onde é preciso bastante flexibilidade e onde convivemos muitas horas com as outras pessoas que estão na viagem connosco, algumas pessoas acabam por não gostar e não se habituam a viver ou viajar numa autocaravana.

3 – Não testar os equipamentos na hora da compra

Uma vez que os equipamentos de uma autocaravana têm preços muito elevados, aqui estamos a falar do fogão, do aquecimento, do frigorífico, este último pode custar entre 600€ a 1000€, antes de fazerem negócio e comprarem a autocaravana, é muito importante verificarem se estão todos a funcionar.

Também se aplica às clarabóias e até outros equipamentos mais simples, verifiquem bem se está tudo em ordem e em funcionamento, demorem o vosso tempo e aproveitem também para falar com o vendedor para este vos ajudar a perceber como as coisas funcionam.

No início vai parecer muito avassalador porque existem muitas coisas novas para aprender, mas depois com o tempo tudo vai ficando mais simples.

4 – Não verificar se tem infiltrações

Este erro vai um pouco de encontro ao erro anterior, e é importante também aqui demorarem o vosso tempo a verificar todos os cantos da autocaravana.

Verifiquem todas as gavetas, os móveis, o chão, mesmo debaixo da cama, na casa-de-banho e principalmente perto das clarabóias, que é um ponto onde normalmente pode entrar água. Vejam bem se não existe nenhuma infiltração porque se tiverem que mandar arranjar um estrago destes na vossa autocaravana não vai ficar barato.

E se por acaso encontrarem alguma infiltração é importante perceber se esse problema está resolvido ou se continua a entrar água, pois vão ter que actuar o mais rápido possível para não piorar o problema.

5 – Não fazer um test drive

Como normalmente estamos muito entusiasmados a comprar a autocaravana e muito preocupados em perceber se a parte da casa está em boas condições, acabamos por nos esquecer desta parte.

Mas à semelhança de um carro normal é muito importante ligar a autocaravana, perceber se o motor está a funcionar bem e também fazer um test drive, mesmo que não sejam vocês a conduzir porque têm algum receio de a conduzir, levem alguém que já esteja habituado a andar numa autocaravana e que seja da vossa confiança para vos dar uma opinião sincera.

6 – Não ter em atenção a marca da construtora

Para quem não tem muita experiência, pode achar que todas as autocaravanas são iguais ou mesmo não saber que existem diferentes marcas de habitáculo.

A verdade é que existem dezenas de marcas de construtoras de autocaravanas, e existem algumas com melhor qualidade do que outras, seja na construção dos móveis, na escolha dos eletrodomésticos, ou mesmo dos acabamentos e na colocação dos silicones, que no futuro pode influenciar se a autocaravana vai ter ou não infiltrações.

7 – Não adaptar o tamanho da autocaravana às suas necessidades

Este é outro erro que acaba por ser bastante comum, e depois acabam por comprar uma autocaravana que não se adapta àquilo que querem ou precisam.

Pois se forem apenas um casal que só viaja nos fins-de-semana, provavelmente vão precisar de uma autocaravana mais pequena ou até podem precisar só de uma carrinha especial dormitório, muito mais pequena mas que é mais prática e mais rápida.

Mas se forem um casal com filhos, se tiverem animais de estimação, ou quiserem fazer uma viagem grande ou pretenderam viver a tempo inteiro na autocaravana, provavelmente querem ter mais condições e mais espaço e vão precisar de um espaço maior.

Aqui tudo depende das vossas necessidades e do vosso estilo de vida e de viagem, mas é importante pensar neste assunto para não comprarem uma autocaravana muito grande, quando na realidade o que vocês preferiam era fazer várias caminhadas onde as estradas de acesso são muito estreitas e uma carrinha mais pequena seria a melhor opção.

Esperamos que este artigo seja útil para ti caso estejas agora a pensar comprar uma autocaravana e estejas a entrar neste mundo. Se tiveres alguma questão podes fazê-lo através dos comentários que iremos ajudar o melhor que conseguirmos.

Este artigo está associado a um vídeo que já publicámos no nosso canal de Youtube, por isso se queres ver cada ponto em mais detalhe, basta clicar no vídeo que deixamos mais abaixo.

Author

O Meio Cheio surgiu em 2014 de uma inquietação interior e de uma vontade de explorar várias paixões, como a escrita, a fotografia, a decoração, a gastronomia e claro as viagens.

Deixa um comentário