Já falamos aqui algumas vezes que estamos no caminho para nos tornarmos Nómadas Digitais, até fomos a Lisboa falar com um casal nómada, lembram-se?

Mas afinal o que é um nómada digital? Devem estar vocês a perguntar. É um conceito relativamente novo e em Portugal mal se houve falar, mas não é um bicho de sete cabeças, na verdade é o sonho de vida de muitas pessoas, afinal junta algumas das coisas que as pessoas mais gostam de fazer.

Mas comecemos pelo início, todos devem saber o significado de nómada, certo? Era o modo de vida dos nossos antepassados que se moviam por vários sítios para encontrarem aquilo que precisavam, como alimento e tudo mais.

E a base de um nómada digital é quase o mesmo, viajar e conhecer o mundo, e permanecer num lugar enquanto se sentir feliz ali, por exemplo, imaginem que neste momento quero conhecer Londres, mas ao fim de dois meses acho que esta cidade já me deu tudo por agora e preferia estar numa cidade mais calma, como Colmar em França e quando me mudo fico apaixonada por aquela cidade e posso ficar ali um ano ou mais, ou pelo menos tenho a liberdade de poder fazer isto.

Ok Jessica, mas não estás a sonhar um bocado? Das duas uma, ou os teus pais são ricos e vão-te pagar esse luxo todo ou ganhaste a lotaria. Mas e se eu vos dissesse que não é uma coisa nem outra (bem pelo contrário), e que na verdade os Nómadas Digitais continuam a trabalhar enquanto viajam e conhecem estes sítios incríveis ao mesmo tempo, estranho hã?

Na verdade, um Nómada Digital pode viajar e conhecer várias culturas enquanto trabalha e tem uma carreira bem-sucedida, desde que tenha acesso a um computador e ligação à internet.

Imaginem uma pessoa que passa o dia num escritório em frente ao computador, será que essa pessoa não conseguia fazer o mesmo trabalho mas em vez de estar fechado num escritório estar a trabalhar num café ou numa esplanada naquela cidade que sempre sonhou conhecer!? Ou até em casa onde consegue ter mais tempo para brincar com os filhos e trabalhar noutros projectos que sempre quis mas que não tinha tempo suficiente!?

Bem, não sei se me expliquei muito bem, e podia ficar aqui horas a escrever sobre este tema, mas depois vocês podiam-se fartar e não liam até ao fim, eheheh.

Daqui para a frente vão ouvir um pouco mais sobre este assunto, mas se ficaram com alguma dúvida e quiserem saber mais alguma coisa não hesitem em perguntar. =)

Author

Fotógrafa e Criadora de conteúdo.

7 Comentários

  1. Olá Jessica e João. O vosso blog é uma autêntica inspiração no dia a dia e o facto de ter encontrado este post ainda me faz crer mais que temos muita coisa que nos aproxima. Recentemente, muito devido aos atentados em Paris (onde moro há cinco anos), tive uma mudança total de pensamento, de objetivos: percebi que o estilo de vida que levo (casa-faculdade-estágio-faculdade-casa-ficar ansiosa por fim-de-semana e férias-casa-faculdade…bom, esse ciclo vicioso!) não me fazia feliz. Percebi que os momentos em que me sinto feliz a 100% é quando viajo. Li, li muito, em blogs franceses, brasileiros e ingleses/americanos sobre o nomadismo digital. Percebi que estou numa área (Comunicação e Marketing) em que posso aproveitar para trabalhar de qualquer lado do mundo. Neste ano planeio realmente criar as bases para que possa viver através e graças ao digital até ao final do ano; planeio e trabalho e aprendo todos os dias para quem em 2017 seja totalmente feliz, a trabalhar onde quero e no que quero.
    Adorei este post, portanto. Lancei um blog modesto onde planeio divulgar e partilhar todos os passos que estou a dar neste planeamento e preparação e inspirar todos aqueles que acham que este pode ser o modo de vida deles. Não hesitem em passar por lá e se quiserem partilhar conteúdo, divulgar algo ou o que seja, não hesitem em dizer.

    O maior dos abraços e continuação de um excelente trabalho.

    Krystel
    Blog: http://algoestranhoacontece.com
    Página FB: https://www.facebook.com/algoestranhoacontece
    Grupo Nómadas Digitais Portugal: https://www.facebook.com/groups/1013153462057428

    • Olá Krystel! Muito obrigada pelo teu comentário, fizeste-nos o dia =D
      Já fui dar uma vista de olhos ao teu blog e dá vontade de ficar por lá a vasculhar tudo, eheheh.

      A nossa decisão de virar nômadas digitais não veio de um acontecimento tão drástico, realmente o que aconteceu aí em Paris abalou um pouco o mundo inteiro, a nós que estamos a uma boa distância também nos deixou a pensar, e cada vez mais temos a certeza que não vale a pena vivermos uma vida infelizes a fazer o que não gostamos. E como tu, a altura onde nos sentimos mais felizes é a viajar.

      Um dia ainda nos vamos encontrar por aí num sítio incrível, espero que sim! =D
      Boa sorte com o teu percurso e vou com certeza estar atenta ao teu blog, vai dando novidades no teu percurso, eheheh ;) *

      [Adorei a ideia do grupo]

  2. Esta é uma ideia que me agrada muito. Provavelmente já conhecem os nómadas digitais (http://nomadesdigitais.com/), que também têm um canal do youtube com imensas sugestões e partilham histórias de outras pessoas que o conseguiram também. Julgo que cada vez há mais pessoas que ambicionam a algo mais que o típico emprego, o sonho de arranjar algo estável onde se vai trabalhar durante 40 anos seguidos é uma ideia que não me atrai nada (e pelos vistos a vocês também não). É preciso é encontrar soluções e acima de tudo ter coragem para se pensar diferente, para se fazer diferente – o que também é um grande desafio, porque a verdade é que estamos todos super formatados para seguir aquelas etapas todas que mencionei no comentário ao outro post.
    Em que medida é que tens tentado caminhar para isto? Que hipóteses tens explorado? Fiquei curiosa :)

    • Sim, eles foram os grandes motivadores para começarmos este caminho. Foi com eles que conhecemos este termo e começamos a pesquisar mais sobre o assunto =D
      Sim, cada vez mais acho que essa ideia com que nascemos e crescemos (que temos de tirar um curso, arranjar um trabalho ‘estável’, arranjar casa, casar, ter filhos e por aí) tem menos sentido, afinal de contas hoje em dia ninguém tem um trabalho estável, comprar casa e tudo o que isso carrega, ou até casar e depois ficar anos e anos a pagar tudo isso, sem nunca ser nosso na realidade. Bem, acho que me percebes não é? =D
      É óptimo quando encontramos pessoas que também pensam um pouco como nós, porque ainda estamos numa sociedade que não pensa como nós, ou pelo menos somos uma minoria a pensar assim.
      Eu e o joão (o meu namorado e que também faz parte aqui do blog) já faz algum tempo que trabalhos a partir de casa, ele é designer de profissão e faz alguns trabalhos como freelancer na área, eu ajudo-o com algumas coisas no trabalho dele, e quero começar a trabalhar com redes sociais. Depois queremos levar o blog a outro nível, criando produtos online como e-books e outras coisas. A parte inicial é difícil, BEM difícil, é preciso ter muita vontade e acreditar.
      Mas existem inúmeras maneiras de ganhar dinheiro online. =D
      Espero ter ajudado um bocadinho ;)

Deixa um comentário